Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Emflor
Início do conteúdo da página

Emflor

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 17h39 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 17h39 | Acessos: 27

O Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta (Emflor) é uma iniciativa do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos) vinculado à Universidade Federal do Amazonas e ao Diretório de Pesquisa do CNPq. O Gepos surgiu em 2003 e foi aprovado pelo CNPq em 2005 a partir da demanda de alunas/os e professoras/es que trabalhavam isoladamente com a questão de gênero, política e poder. Hoje o grupo possui mais de 30 membros associados e está vinculado aos Programas de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e de Pós-Graduação em Serviço Social e sustentabilidade na Amazônia. ambos da Universidade Federal do Amazonas.

Fruto das Reflexões do Gepos e da necessidade de um evento científico específico sobre a realidade das mulheres na Amazônia nasceu a proposta de construção de um Encontro que pudesse reunir pesquisadoras/es, acadêmicas/os, militantes e sociedade civil no segmento de mulheres. Assim, em outubro de 2009 foi realizado o 1º Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta: Gênero, Trabalho e Meio Ambiente (1º Emflor), com o propósito de apresentar as diversas produções acadêmicas do Estado do Amazonas na temática de gênero envolvendo as práticas sociais das Mulheres da Floresta, bem como suas relações com o trabalho e meio ambiente.

Em 2010 foi realizado o 2º Emflor em razão de Manaus sediar o 16º Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relações de Gênero (REDOR). Em sua segunda edição o Emflor trouxe a temática de Gênero e Sustentabilidade na Amazônia, seguindo a proposta metodológica de articular os saberes e as produções acadêmicas às experiências das mulheres da floresta (benzedeiras, agricultoras, extrativistas e mulheres indígenas). Em novembro de 2012 foi realizado o terceiro encontro cujo tema foi Gênero, Etnicidade e Deslocamentos na Amazônia. A quarta edição do Emflor ocorreu em novembro de 2014 cujo tema foi Tráfico, Feminismos e Fronteira.

Você é nossa/o convidada/o a apresentar trabalho e participar conosco deste grande evento.

 

Link para saber mais sobre o Evento: http://emflor2017.blogspot.com/p/sobre-o-evento.html

Fim do conteúdo da página