Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Corpo Docente
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 10h41 | Última atualização em Quinta, 31 de Dezembro de 2020, 19h56 | Acessos: 5419

O corpo docente possui um perfil também interdisciplinar em torno das áreas de Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia); Ciências Sociais Aplicadas (Serviço Social); Ciência da Comunicação (Jornalismo); Ciência da Saúde (Educação Física), História, Filosofia, Geografia, Designer e Ciência e Tecnologia (Engenharia Civil e Hidráulica). Destes docentes 80% possuem pós-doutorado e um encontra- se em processo de realização de seu estágio pós-doutoral, e duas professoras defenderam memorial de professora titular em 2019.

Cabe-nos informar acerca da formação de graduação e pós-graduação desses docentes, a saber: três docentes possuem graduação em Educação Física com mestrado e doutorado na mesma área; quatro docentes são graduados em Serviço Social, sendo duas pós-graduadas na mesma área, uma com pós- graduação em Ciências Sociais e outra pós-graduada em Antropologia Social. Há dois docentes graduados em Jornalismo sendo ambos pós-graduados em Sociedade e Cultura na Amazônia; um docente é graduado em História e Direito com formação pós-graduada em Antropologia Social; uma docente é graduada em Pedagogia e História com pós-graduação em Antropologia Social; um docente é graduado em Antropologia.

Há três docentes aposentados que não ministraram aula na graduação, mas possuem efetiva participação no Programa com pelo menos vinte horas semanais. Todos esses docentes ministraram aula na graduação com exceção de um professor que exerce só a função de pesquisador na Amazônia sem vínculo permanente com nenhuma instituição e um outro que possui afastamento para assistir a genitora idosa em outra cidade. A maioria destes docentes desenvolveu projetos de iniciação científica com discentes da graduação e possuem vinculação em projetos de pesquisa com financiamento e outros sem financiamento (Vide comentários dos Projetos em Anexo 1). Ocorreu aqui seu salto na medida em que há pesquisas realizadas de forma interinstitucional, em rede de pesquisadores. Os projetos de pesquisas possuem aderência à Linhas de Pesquisa do Programa e envolvem discentes, professores e egressos do PPGSCA. Neste ano de 2019 o PPGSCA também deu continuidade à sua participação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) que encontra-se inserido no contexto das atividades propostas pela Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com o Museu Nacional. A nossa participação já ocorreu com a realização de uma pesquisa de pós-doutorado, participação em evento Internacional como atividade do Procad, junto com as instituições parceiras, e encontra-se em andamento outra pesquisa de pós-doutorado.

Também neste ano de 2019 realizamos a restruturação do corpo docente, a qual ocorreu por meio de uma política de credenciamento e descredenciamento aprovada pelo colegiado do Programa (Anexo 2). Docentes que se aposentaram e outros que tiveram Programas de Pós-Graduação aprovados nos seus cursos disciplinas solicitaram seu descredenciamento. No que diz respeito ao planejamento estratégico do Programa observa-se que ocorreu alguns avanços com relação à produção docente, embora ainda necessite melhorar o acesso à publicação em estratos superiores; os docentes estão mais inseridos em projetos com financiamento, alguns realizaram seus estágios pós-doutorais e todos ministraram aula na pós-graduação. Deve-se registrar que, dentre as duas docentes que são membros da Academia de Letras do Amazonas, uma delas assumiu a Presidência da Academia em 2019.

 Docentes:

Alexandre Santos de Oliveira

 Alfredo Wagner Berno de Almeida

 Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues

 Artemis Araújo Soares

 Elenise Faria Scherer

 Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto (Colaborador)

 Evandro de Morais Ramos (Colaborador)

 Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque (Colaborador)

 Gláucio Campos Gomes de Matos

 Heloísa Helena Corrêa da Silva

 Iraildes Caldas Torres

 João Bosco Ladislau de Andrade

 João Luiz da Costa Barros

 Maria Izabel de Medeiros Valle (Colaboradora)

 Marilene Corrêa da Silva Freitas

 Michel Justamand

 Nelson Matos de Noronha

 Odenei de Souza Ribeiro

 Patrícia Maria Melo Sampaio

 Renan Albuquerque Rodrigues

 Renilda Aparecida Costa

 Rita Maria dos Santos Puga Barbosa (Colaboradora)

 Rosemara Staub de Barros (Colaboradora)

 Selda Vale da Costa (Colaboradora)

 Sérgio Ivan Gil Braga

 Yoshiko Sassaki (Colaboradora)

Fim do conteúdo da página